quinta-feira, 1 de abril de 2010

Dia 18 – 01/04/2010

Derek Redmond, recordista britânico, nas Olimpíadas de 1992

Colossenses 2:1-2
"Quero que vocês saibam quanto estou lutando por vocês, pelos que estão em Laodicéia e por todos os que ainda não me conhecem pessoalmente. Esforço-me para que eles sejam fortalecidos em seu coração, estejam unidos em amor e alcancem toda a riqueza do pleno entendimento, a fim de conhecerem plenamente o mistério de Deus, a saber, Cristo."

O segundo capítulo começa com a revelação do apóstolo de que todos os seu esforços e sofrimentos visavam ao fortalecimento dos crentes, à unidade da igreja em amor e à perfeita compreensão do mistério de Deus - que é Cristo.

São maravilhosas as motivações que encontramos em Paulo. Creio que devemos também nos esforçar para produzir tais frutos em nossas igrejas locais e em nossos chamados individuais. Isso porque Paulo encontrava motivação para viver no outro, e não em si mesmo. Ele avançava, apesar das lutas e dificuldades, porque olhava para Jesus e via o seu amor pelas almas. Paulo podia sentir esse amor e isso o levava adiante.

A princípio, parece um pouco estranho afirmar que, por causa do meu esforço e da minha dor, outros poderão ser fortalecidos em amor, crescendo em comunhão e em conhecimento a respeito de Jesus. O fato, porém, é que somos bênção na vida de outros tanto mais quanto aprendemos a nos desligar de nossas próprias vontades e de nossos prazeres. E isso causa sofrimento e requer esforço constante.

Se eu, por exemplo, deixo de fazer algo de que gosto (assistir a um filme) para estar com alguém que carece de companhia e de uma palavra de consolo, quer dizer que estou me esforçando (ainda que minimamente, pois já é um começo) para fortalecer aquela pessoa em amor. Além disso, minha comunhão com ela aumenta e, consequentemente, nossa unidade como Igreja. E certamente aquele irmão terá um conhecimento maior da pessoa de Cristo em razão do meu gesto, por menor que seja.

Em uma sociedade individualista, egoísta e fria como a nossa, o desafio da Igreja é enorme. Somos o remanescente. Não somos dos que retrocedem para a perdição, como diz o autor de Hebreus. Por isso, o esforço não pode parar. Não até chegarmos ao fim.

Abraços, que Deus te abençoe e até amanhã (faltam 48 dias e 65 versículos)!


Nenhum comentário: