quinta-feira, 8 de abril de 2010

Dia 25 – 08/04/2010


Colossenses 2:20-23
"Já que vocês morreram com Cristo para os princípios elementares deste mundo, por que, como se ainda pertencessem a ele, vocês se submetem a regras: 'Não manuseie!', 'Não prove!', 'Não toque!'? Todas essas coisas estão destinadas a perecer pelo uso, pois se baseiam em mandamentos e ensinos humanos. Essas regras têm, de fato, aparência de sabedoria, com sua pretensa religiosidade, falsa humildade e severidade com o corpo, mas não têm valor algum para refrear os impulsos da carne."

A parte final do capítulo 2 desta carta, em continuação ao trecho no qual meditamos ontem, ensina-nos a não nos preocuparmos excessivamente com regras que dizem o que pode e o que não pode ser feito. Nossa atenção deve estar voltada para o Senhor e para as coisas espirituais.

Entretanto, isto não significa que a vida na terra é um vale-tudo. Certamente há coisas que não convêm a um discípulo de Cristo fazer. Aliás, o próprio Paulo, que neste trecho refuta o apego às regras, transmitiu diversas ordens de Deus à sua Igreja no tocante a comportamentos adequados para um cristão viver por modo digno do evangelho.

Não há incoerência nisso, ao contrário do que possa parecer. Na verdade, o propósito do apóstolo e do Espírito Santo neste trecho é revelar a liberdade que temos em Cristo, em oposição às cadeias impostas pela Lei anteriormente.

A Lei impunha um fardo sobremaneira pesado. O fardo de Cristo é leve. Se a Lei aponta nossos pecados e nos condena, Jesus lembra-nos de sua cruz e nos perdoa. É o mesmo Jesus, porém, quem diz: "Vá e não peques mais." A liberdade que temos é para glorificar ao Pai com nossas vidas, e não para voltar ao lamaçal de pecado de onde fomos tirados.

Abraços, que Deus te abençoe e até amanhã (faltam 41 dias e 44 versículos)!

Nenhum comentário: