quinta-feira, 22 de abril de 2010

Dia 39 – 22/04/2010


Colossenses 4:2
"Dediquem-se à oração, estejam alerta e sejam agradecidos."

Oração, vigilância, gratidão. Três temas em um versículo extremamente curto. Objetividade não é exatamente uma característica de Paulo, mas este trecho é certamente uma exceção.

Todo crente sabe que deve orar. No entanto, pouquíssimos dedicam-se, de fato, à oração. Quando se acrescentam a vigilância e a gratidão no conjunto de recomendações, fica quase impossível a missão de encontrar um fiel.

Creio que há muitas razões pelas quais nós geralmente oramos pouco. Falta de fé, preguiça, falta de amor a Deus e à sua presença, impaciência para aguardar respostas, entre outras. Independentemente de qual seja o seu problema, é preciso resolvê-lo.

A oração move o coração de Deus e nos permite experimentar o céu na Terra. Principalmente quando entendemos que orar não é apenas falar, mas sobretudo ouvir. Ainda estou longe de entender isso totalmente.

A vigilância é o orar sem cessar. É permanecer em estado de alerta constantemente, atento ao que acontece ao redor, tanto no mundo material como no espiritual. É, como diz Ross em Friends, um estado de "total awareness", ou seja, é o famoso "Unagi" do seriado americano.

Neste caso, porém, creio que precisamos estar atentos à obra de Deus, perceber o que Ele está fazendo, de diversas formas e em diversos lugares, a fim de discernirmos nosso papel no reino e aproveitarmos as oportunidades para abençoar vidas e proclamar o Evangelho.

Finalmente a gratidão. Trata-se de um estado de espírito. É algo que deve ser cultivado, a fim de se tornar planta forte, enraizada e frutífera, gerando louvor a Deus em nossos corações. Um homem grato é capaz de grandes coisas por amor daquele que tudo entregou em seu favor.

Um chamado à uma vida diferente. Três palavras. Um desafio enorme. Que Deus nos ajude!

Abraços, que Deus te abençoe e até amanhã (faltam 32 dias e 27 versículos)!



Nenhum comentário: