sexta-feira, 2 de abril de 2010

Dia 19 – 02/04/2010

Colossenses 2:3-5

"Nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. Eu lhes digo isso para que ninguém os engane com argumentos que só parecem convincentes. Porque, embora esteja fisicamente longe de vocês, em espírito estou presente, e me alegro em ver como estão vivendo em ordem e como está firme a fé que vocês têm em Cristo."

Há alguém querendo te enganar.

Não, não sou adepto da teoria da conspiração, nem gostaria de ter olhos na nuca por achar que há sempre alguém tramando algo contra mim. Mas que há, há.

É impressionante a quantidade de pessoas com argumentos que parecem convincentes. Seus discursos são explosivos e cativam multidões. Suas palavras fazem o ambiente tremer. Só uma coisa não fica clara: de onde vem tanto poder e tamanha autoridade.

Não me refiro aqui aos genuínos pregadores da Palavra, que atuam sob o mandato divino e recebem do próprio Deus o poder e a unção necessários ao exercício do honroso ministério. Falo de outros que, apesar de jamais terem sido vocacionados por Deus, gostam de agir supostamente em seu nome para levar neófitos (novos na fé) a lugares "espiritualmente atrativos". O detalhe é que não há quase nada de espiritual nesse discurso, e o pouco que há não provém de Deus.

Quando Paulo fez tal alerta, sabia exatamente do que estava falando. Se já havia, à época, aqueles que distorciam a verdade a fim de pregarem a si mesmos e conquistarem as almas como políticos vorazes em período de eleição, hoje a situação é mais grave.

Paulo zelava pelos seus filhos na fé. Zelava pela igreja, muito mais do que zelara pela Lei antes de cair do cavalo (sem aspas, porque ele literalmente caiu do cavalo mesmo). Por isso, alegrava-se ao saber que eles estavam mantendo sua fé firme e inabalável diante das seduções do engano.

Devemos nos apegar à Palavra de Deus para não sermos conduzidos por ventos de doutrina nem por aparência de espiritualidade. Se não precisamos nos tornar obsessivos a ponto de desejar olhos na nuca, é necessário manter os do rosto permanentemente abertos e vigilantes. Ou você duvida que há alguém querendo te enganar?

Abraços, que Deus te abençoe e até amanhã (faltam 47 dias e 62 versículos)!

Nenhum comentário: