segunda-feira, 5 de abril de 2010

Dia 22 – 05/04/2010


Colossenses 2:11-12
"Nele também vocês foram circuncidados, não com uma circuncisão feita por mãos humanas, mas com a circuncisão feita por Cristo, que é o despojar do corpo da carne. Isso aconteceu quando vocês foram sepultados com ele no batismo, e com ele foram ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos."

Circuncidados em Cristo. Não é uma expressão muito comum de ser ouvida no meio cristão. A circuncisão é algo tão inerente ao judaísmo que a simples menção do termo na era da graça soa de modo estranho. Associamos circuncisão a um ritual do antigo testamento, inaplicável aos gentios convertidos a Jesus.

Conquanto esse raciocínio esteja correto, o texto de hoje ensina que há uma outra espécie de circuncisão e que esta é sim aplicável a nós ainda hoje. Trata-se de uma circuncisão espiritual.

O próprio Paulo ensina que se deixar circuncidar em Cristo significa despojar-se do corpo da carne. Isso quer dizer que, como ocorria em Israel, devemos nos deixar marcar por Deus, porém agora de modo muito mais profundo e verdadeiro. Esta circuncisão é a morte para a vida carnal, a fim de vivermos em espírito e andarmos em espírito.

Paulo diz ainda que esse processo de mortificação da carne ocorre quando morremos para nós mesmos e ressuscitamos para uma nova vida em Cristo. A partir de então, podemos abandonar as práticas carnais e abraçar a vida pela fé, que é o propósito do justo, segundo a Palavra ("o justo viverá pela fé").

Fé em Cristo. Fé no Cristo ressurreto. Certeza de um recomeço maravilhoso.

Abraços, que Deus te abençoe e até amanhã (faltam 44 dias e 55 versículos)!

Nenhum comentário: