sábado, 24 de abril de 2010

Dia 41 – 24/04/2010


Colossenses 4:5-6
"Sejam sábios no procedimento para com os de fora; aproveitem ao máximo todas as oportunidades. O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um."

Neste capítulo final da carta, Paulo dá diversos conselhos e orientações à igreja de Colossos. São mensagens valiosas ainda hoje, e nestes dois versículos acima aprendemos princípios maravilhosos para a vivência cristã.

O primeiro: devemos ter sabedoria para lidar com os descrentes. Sabedoria é algo sempre bom, seja no trato com o homem interior, seja nos relacionamentos familiares, na igreja ou fora dela. Neste caso, Paulo orienta os crentes a serem sábios com os de fora, o que é altamente necessário em nossa igreja do século XXI. Não temos entendido como deve ser nossa relação com ímpios. Às vezes, somos liberais o suficiente para aceitar suas práticas sem proclamar a necessidade do novo nascimento. Em outros casos, legalistas o bastante para nos mantermos afastados, sob a justificativa de evitar uma contaminação. A sabedoria permite justamente encontrarmos o equilíbrio.

O segundo: devemos aproveitar ao máximo as oportunidades. De quais oportunidades Paulo falava especificamente, só saberemos no céu. Na dúvida, aproveitemos todas: oportunidade de amar, de abraçar, de sorrir, de orar, de adorar, de pregar, de discipular, de chorar, de viver.

O terceiro: devemos falar com moderação, a fim de tratarmos cada pessoa de modo apropriado. A língua, como explica Tiago, é um órgão poderosíssimo, capaz de gerar bênção ou maldição. Falar temperadamente é indispensável para uma vida equilibrada e marcada pelo domínio próprio e pelo amor ao irmão e ao próximo. Comunicar-se não é dizer o que quer, mas fazer o outro entender o que se quis dizer.

Se seguirmos os três conselhos, não seremos perfeitos, mas seremos crentes muito melhores. Certamente vale a pena!

Abraços, que Deus te abençoe e até amanhã (faltam 30 dias e 12 versículos)!

Nenhum comentário: