domingo, 4 de abril de 2010

Dia 21 – 04/04/2010


Colossenses 2:8-10
"Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo. Pois em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade, e, por estarem nele, que é o Cabeça de todo poder e autoridade, vocês receberam a plenitude."

Hoje tradicionalmente comemora-se a Páscoa. A ressurreição de Cristo, sem dúvida, é o marco histórico e espiritual mais relevante para os cristãos, pois é mediante ela que recebemos a vitória sobre a morte como herança espiritual do Pai, conquistada pelo Filho.

A data guarda íntima relação com o texto de hoje. Os versículos acima transcritos mostram a preocupação que Paulo tinha em relação aos crentes, no sentido de alertá-los para as tentativas de racionalização da fé e da negação do poder do Espírito. O apóstolo explica a necessidade de nos fundamentarmos em Jesus, e não nas tradições humanas, uma vez que nele se manifesta a plenitude de Deus.

A relação entre isso e a Páscoa é óbvia: no trecho final, Paulo diz que, por estarmos em Cristo, recebemos a mesma plenitude de Deus que nele habita. O fato é que só estamos em Cristo porque ele morreu e ressurgiu, vencendo a morte e aplicando a nós, os eleitos de Deus, a mesma vitória e a herança espiritual determinada pelo Pai: seu Espírito.

Hoje celebramos a Páscoa. Hoje vivemos a Páscoa. Temos o Espírito Santo em nós. Cumpriu-se a promessa. Deus habita nossas vidas. O Filho obedeceu até a morte, e morte de cruz. Mas ressurgiu, e está vivo ao lado do Pai. Aleluia!

"E porque ele vive, posso crer no amanhã. Porque ele vive, temor não há.
Mas eu bem sei, eu sei, que a minha vida está nas mãos do meu Jesus, que vivo está."

Abraços, que Deus te abençoe e até amanhã (faltam 45 dias e 57 versículos)!

2 comentários:

Hugo Vilela disse...

Ei Pedrão, como já tinha conversado um pouco com você, penso que a ressureição de Cristo não é um dos fatores que garantem a possibilidade de se ter uma vida com Deus. Um exemplo disso é que o véu se rasgou quando Jesus morreu, não quando ele ressusitou. Outro ponto é a afirmação que Jesus faz a um dos ladrões que estavam sendo crucificados com ele... "...Hoje mesmo estarás comigo no paraíso(...).", ou seja, a "porta" para uma vida eterna já estaria aberta.
Vejo a ressureição de Cristo como uma base concreta para se afirmar que Deus não está morto, ou seja, Ele venceu a morte.
abraço

Pedro disse...

Então, Hugão. Somos reconciliados com Deus mediante a morte de Cristo, pois ela é que apazigua a ira divina, uma vez que Cristo nos substituiu como oferta pelo pecado. Porém, a eternidade só é conquistada com a ressurreição, pois ali Jesus vence a morte e aplica a nós essa mesma vitória. É claro que, quando Jesus fala com o ladrão, não podemos interpretar literalmente, uma vez que o tempo no mundo espiritual não existe como nós estamos acostumados. E há também todos aqueles que morreram antes de Jesus ressuscitar. É claro que já desfrutavam, numa outra perspectiva, a eternidade com Deus.Podemos conversar mais sobre isso depois!! Abraços e que Deus te abençoe!