terça-feira, 23 de março de 2010

Dia 9 – 23/03/2010


Colossenses 1:15-16
"Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele."

O pastor da minha igreja, Alcides Martins Jr., sempre repete, ao falar do valor da encarnação de Cristo, que "Deus se fez gente" em Jesus. De fato, é um mistério maravilhoso o fato de o próprio Deus haver aceitado submeter-se a tamanha humilhação. De todo modo, a verdade é que Jesus Cristo foi, enquanto esteve na Terra, a imagem visível do Deus invisível.

No entanto, ainda que não mais esteja aqui sob forma humana, Jesus Cristo continua sendo, porque sempre foi, a imagem de Deus. Ele e o Pai são um. Jesus revela o caráter e os atributos de Deus a nós -lembrando que apenas apreendemos parcialmente tais revelações, por enquanto.

Interessante notar que outras passagens das Escrituras ratificam a afirmação de Paulo de que a criação foi feita "por", "em" e "para" Jesus. Exemplos são encontrados no Evangelho de João: "Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez" (Joaõ 1:3); "A vida estava nele" (João 1:4).

O comentário da Bíblia Shedd relativo ao texto de Romanos 11:36 ("Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!") explica que Deus é a fonte (dele), o veículo (por ele) e o fim, a finalidade (para ele) de todas as coisas.

Isso nos leva a questionar se, em nossas vidas, temos fundamentado nossas atitudes e nossas crenças em tais princípios. Quero dizer, se tudo vem de Deus, é de Deus e é para Deus, minha conduta, meus pensamentos, minhas motivações e meus propósitos estão incluídos no pacote. Preciso submeter-me integralmente ao senhorio de Cristo sobre mim.

Não é algo simples, mas é necessário e altamente recomendável - afinal, ninguém mais recomendável para gerir minha existência do que Aquele que lhe deu origem e a faz subsistir.

Abraços, que Deus te abençoe e até amanhã (faltam 57 dias e 79 versículos)!

PS: para quem não sabia, sim, eu realmente gosto muito de Hillsong! Além disso, a música tem total pertinência com a meditação de hoje, porque narra o louvor de toda a criação a Jesus - para ele tudo foi feito, por isso a criação o exalta. Aleluia!

Nenhum comentário: