quinta-feira, 25 de março de 2010

Dia 11 – 25/03/2010


Colossenses 1:19-20
"Pois foi do agrado de Deus que nele habitasse toda a plenitude, e por meio dele reconciliasse consigo todas as coisas, tanto as que estão na terra quanto as que estão nos céus, estabelecendo a paz pelo seu sangue derramado na cruz."

Estes dois versículos confirmam uma verdade reiteradamente evidenciada na Palavra: a morte de Cristo na cruz ocorreu por vontade de Deus. Quer dizer, Deus quis enviar seu próprio Filho ao mundo para morrer. Isso faz algum sentido?

É preciso esclarecer um aspecto: se é verdadeira a afirmação de que Deus quis enviar Jesus ao mundo para morrer, tal postulado não pode ser levado ao extremo de significar que, em última instância, Deus é autor do pecado. Sim, porque muitos podem pensar: "bom, já que Deus quis que Jesus morresse e que Jesus só morreu por causa do pecado, então Deus quis que o homem pecasse; sendo a Sua vontade soberana, o homem sequer teve opção e finalmente pecou."

Para os cristãos, tal raciocínio pode parecer absurdo, mas é comum encontrarmos pessoas que pensem assim, sustentando suas teses em um fatalismo injustificado. Em verdade, o que as Escrituras mostram é um Deus maravilhoso, gracioso e amoroso com um plano perfeito de redenção para a humanidade caída.

Esse plano de redenção, contudo, foi doloroso. Exigiram-se sangue, sofrimento e morte. Não houve desconto: o preço foi integralmente pago. A questão é que foi pago pelo único que não era devedor.

Jesus Cristo cumpriu a vontade do Pai, apesar da extrema dificuldade da missão a ele confiada. Mediante o seu sacrifício, restabeleceu a paz entre Deus e o homem. A vontade original do Pai para a humanidade não incluía o pecado e, consequentemente, também não incluía o sacrifício do Filho.

Aí reside a maravilhosa graça de Deus: aceitar uma mudança de planos, ainda na eternidade, pelo amor com que nos amou, a fim de estabelecer uma nova direção em sua soberania para resgatar seres tão indignos como você e eu. Para tanto, não poupou seu único Filho, mas o entregou completamente e sem reservas.

Entregue-se a esse Deus tremendo assim também, sem reservas, sem restrições. Entregue tudo. O Pai entregou o Filho por você. Jesus entregou a si mesmo por você. Você pode ter paz com Deus hoje, agora. Talvez seja necessário apenas uma coisa: mudar de planos, como Deus fez para te salvar. E agora, faz sentido?

Abraços, que Deus te abençoe e até amanhã (faltam 55 dias e 75 versículos)!


Nenhum comentário: