domingo, 21 de março de 2010

Dia 7 - 21/03/2010


Colossenses 1:11-12
"(...) e sendo fortalecidos com todo o poder, de acordo com a força da sua glória, para que tenham toda a perseverança e paciência com alegria, dando graças ao Pai, que nos tornou dignos de participar da herança dos santos no reino da luz."

"Eu tenho a força!" O jargão do He-man é desconhecido para os mais novos, mas marcou época no período da minha infância. Todos os meninos brincavam com suas espadas de plástico sonhando ter a força, o poder, a bravura do herói da TV. Os versículos acima mostram a necessidade de nos fortalecermos com o poder e a glória de Deus com uma finalidade clara e específica: perserverarmos e esperarmos com alegria.

A questão é: perservar em qual propósito? Ou melhor, o que devemos esperar, afinal de contas? A resposta vem em seguida, no momento em que Paulo incentiva os destinatários de sua preciosa correspondência a darem graças a Deus - Aquele que "nos tornou dignos de participar da herança dos santos na luz."

Entendo que a perseverança de que o apóstolo fala diz respeito a essa herança a nós destinada por Deus. Quer dizer: se Ele tem uma herança reservada para nós, devemos perservar pacientemente, aguardando pela concretização da promessa, quando receberemos esse legado espiritual. Essa verdade é ratificada pelas Escrituras, por exemplo, em Apocalipse: "sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida" (e outras passagens que ressaltam o valor da fidelidade e da perseverança).

A Queda tornou-nos indignos da presença eterna de Deus e nos destituiu de Sua glória. Em Cristo, porém, somos reconciliados com o Pai e recebemos constante e crescente enchimento de sua glória, renovando-nos na força do Senhor. Para que isso ocorra, porém, a orientação é clara: perseveremos e aguardemos com alegria a manifestação da presença de Deus, exercendo com fidelidade nosso chamado de servos, a fim de experimentarmos essa visitação maravilhosa do Seu poder - ou, se você preferir, o AVIVAMENTO do Senhor!

Não é pela força do He-man ou de quem quer que seja, mas pelo Espírito de Deus que podemos perseverar em meio às adversidades, mantendo e cultivando inexplicável alegria.

Que Deus te abençoe e até amanhã (faltam 59 dias e 83 versículos)!

Um comentário:

Andressa disse...

A parte que mais me chama a atenção e que eu acho mais difícil de exercer é: "...tenham toda a perseverança e paciência com alegria, dando graças ao Pai..." . Porque, já é difícil ter paciência e esperar, e fazer isso com alegria e dando graças, para mim, é mais difícil ainda! Mas, que Deus tenha misericórdia e continue mudando meu coração.