segunda-feira, 22 de março de 2010

Dia 8 – 22/03/2010

Colossenses 1:13-14

"Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados."


A partir destes versículos, Paulo inicia uma exaltação à pessoa e à obra de Cristo, que continuará de forma mais evidente entre os versos 15 e 22. O preâmbulo, porém, está registrado no trecho acima, no qual o apóstolo refere-se à ação divina em Jesus para redimir os eleitos.


Esse trecho continua o raciocínio das passagens anteriores, nas quais Paulo vinha glorificando e dando graças ao Pai pelas bênçãos experimentadas pelos colossenses e pelos frutos da fé deles colocada eficientemente em prática. Agora, chegamos ao ponto em que a ousada afirmação do verso 12 (“dando graças ao Pai, que nos tornou dignos de participar da herança dos santos no reino da luz”) é esclarecida. Afinal, não é simples defender que somos dignos de tamanha preciosidade, principalmente para cristãos reformados que crêem na depravação total da humanidade pós-Queda.


Entender a obra de Deus em Cristo não é exatamente simples, mas é possível desde que tenhamos os corretos pressupostos e fundamentos. Apesar de sermos, por natureza, indignos de qualquer bênção ou dádiva divina, em razão de sermos pecadores, o fato de havermos sido escolhidos por Deus para a salvação desde a eternidade fez com que Ele, o Pai, enviasse Jesus, o Filho, para pagar o preço de nossa condenação, sendo nosso perfeito substituto.


Ao morrer e ressuscitar, Jesus Cristo, no mundo espiritual, transportou-nos das trevas da condenação do inferno para a presença maravilhosa e eterna de Deus, da qual passamos a desfrutar mesmo aqui na Terra (ainda que não plenamente). Nossos pecados foram perdoados e já não há condenação sobre nós.


Espero ter conseguido ajudar um pouco na compreensão de verdades tão profundas e maravilhosas, reveladas em poucas palavras pelo autor da carta. Desejo que o Espírito Santo aplique em nós o conhecimento real da Palavra e seja nosso mestre e professor. Estou à disposição também para tentar esclarecer algum ponto que tenha ficado obscuro.


Abraços, que Deus te abençoe e até amanhã (faltam 58 dias e 81 versículos)!

Nenhum comentário: