quarta-feira, 24 de março de 2010

Dia 10 – 24/03/2010


Colossenses 1:17-18
"Ele é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste. Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a supremacia."

Se ontem meditamos sobre o fato de tudo o que existe haver sido criado por meio de Jesus, hoje percebemos que esta mesma criação também se sustenta nele. Ou seja, além de criador, Cristo é também mantenedor da criação.

Talvez não impressione tanto afirmar que tudo subsiste em Cristo como impressiona dizer que tudo foi criado nele, por meio dele e para ele. O fato, porém, é que não é nada simples sustentar em equilíbrio - ainda que aparentemente só haja caos - todo o universo e, principalmente, a realidade do mundo espiritual. Cristo reina à destra do Pai, que lhe deu todo o poder, nos céus e na terra, para governar sobre tudo.

O aspecto mais sensacional desse governo é o seu exercício sobre a Igreja. O texto acima ensina que Jesus é a cabeça da Igreja, sendo esta, por sua vez, o corpo de Cristo. Como cabeça, ele oferece a direção, o sentido, a razão, as motivações, enfim, todas as diretrizes para uma vida abundante e saudável de todo o corpo.

Finalmente, o trecho mostra a supremacia de Jesus sobre todas as coisas, decorrente justamente de sua vitória sobre a morte. Essa vitória levou o inferno ao desprezo e à humilhação e exaltou a Cristo sobre tudo que há. Apesar de popularmente existir a falsa impressão de que Jesus só passou a existir quando nasceu neste mundo de Maria, sabemos que ele sempre existiu e que, na eternidade, nos amou a ponto de se submeter à sofrida missão delegada pelo Pai, a qual foi cumprida plenamente por ele na cruz.

Glórias a Deus por seu amor revelado em Cristo. Todo poder, toda honra, todo louvor e toda glória sejam ao Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Àquele que era, àquele que é e que há de vir sejam o domínio, a força e a majestade para sempre, amém!

Abraços, que Deus te abençoe e até amanhã (faltam 56 dias e 77 versículos)!

Nenhum comentário: