sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Fé x Ciência


O avanço científico e tecnológico sempre foi encarado como um inimigo da fé. A maioria dos pesquisadores costuma jogar pedras nos cristãos, afirmando teorias que tornam as verdades das Escrituras nada além de mitos ou contos de fadas. Entretanto, como se pode perceber pelo fato de haver muitos cristãos inseridos no ambiente acadêmico, não é necessário enxergar as duas coisas de forma tão separada. É que as descobertas científicas e os avanços tecnológicos são essenciais para a qualidade de vida dos seres humanos e, em geral, confirmam verdades já encontradas na Palavra.
Muito se tem discutido recentemente a respeito do crescimento do ateísmo e da redução do número de cristãos, especialmente na Europa e nos Estados Unidos. Nesses países, cientistas como Richard Dawkins (autor de Deus, um delírio) têm sido exaltados como libertadores de tradições ultrapassadas que nada dizem à sociedade pós-moderna do século XXI.
Obviamente, a comunidade cristã responde a tais ataques, como é o caso de Allister Mcgrath, teólogo reformado autor de O delírio de Dawkins. O detalhe é que ambos são professores da Universidade de Oxford e foram colegas quando estudantes. O fato é que sempre haverá questionamentos à fé cristã por parte daqueles que pretendem explicar as causas da existência e da vida e o destino do Universo a partir tão-somente da razão. A confiança na sabedoria dos homens é um perigo há muito apontado pelos pais da fé e pelo próprio Jesus. A sabedoria de Deus, no entanto, continua sendo loucura para os homens.
O desafio da nossa geração é enfrentar essas e tantas outras oposições ao autêntico Cristianismo a partir de um sólido conhecimento bíblico e de um constante acompanhamento das transformações pelas quais a sociedade passa nestes dias. O Evangelho permanece atual e relevante. Cabe a nós apresentá-lo dessa forma aos que pensam de outro modo.

*texto escrito para o blog da Juventude IPJB (www.ipjb.org.br/juventude.php)

4 comentários:

Hugo Vilela disse...

Já tive a oportunidade de discutir sobre esse tema em aulas de geografia e confesso que fiquei surpreso com o espanto de algumas pessoas em relação à possibilidade de haver um "link" entre a fé e a razão. Faço questão de fazer esse comentário, visando uma valorização do trabalho escrito. Como já dito por vários pregadores da palavra de Deus, não pulamos em um buraco escuro esperando que haja um Deus lá em baixo nos esperando. As provas de que Deus realmente existe poderiam se resumir à simples sensação de sentir Deus perto de nós, mas fico feliz em saber que Deus ainda deixou provas históricas; físicas e até biológicas de sua existência.
Abraços

Pedro disse...

É verdade, Hugão. Deus requer de nós um culto racional. A fé não se manifesta apenas pelos sentimentos, pelas sensações, mas também pela forma de pensar, pela nossa cosmovisão. Devemos enxergar a vida e o mundo a partir da ótica do Evangelho de Cristo. E, para isso, é necessário crer e pensar; conhecer e analisar nosso tempo e os valores que conduzem as pessoas. O pregador cuja mensagem é relevante para seus ouvintes é aquele que tem a Bíblia em uma das mãos e o jornal do dia na outra. Abração!!

Rafaela disse...

Muito complicado, muito delicado discutir sobre esse tipo de assunto, sobre essa divisão imaginária que há entre a ciência e a fé sem ser bombardeado por argumentos negativos vindos de pessoas teimosas que não se dispõem a compreender o que vai além do visível, o lado espiritual. É difícil, mas não devemos achar que por isso devemos simplesmente evitar e ignorar discussões do tipo. Ao contrário, devemos, como cristãos, estudar e investir tempo pra enriquecer nossos argumentos. Não simplesmente nos acomodarmos na nossa ignorância, porque isso sim é se render ao mundo.
Bom post! :)

Oi, Pedro! É a Rafa, da Terceira Batista...Encontrei teu blog por aí e já vim comentando...Não se assuste, que eu sou tagarela mesmo! hauhauhaa

Beijo

Pedro disse...

Oi, rafa! Que bom receber o seu comentário aqui! Fique à vontade pra voltar sempre e deixar suas opiniões. Realmente não é fácil tocar nesse tema, mas o fato é que é dever de todo cristão conhecer o seu mundo, a sua geração e a forma de pensar das pessoas com as quais convive, para que seja capaz de apresentar o Evangelho de forma que este seja relevante e prático, efetivo. Não podemos nos acovardar nem nos omitir, pois Deus nos capacita a compreender as realidades espirituais para que iluminemos as trevas deste século. Que Deus te abençoe!!