quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Atrativos de Deus

Ainda em clima de Allister Mcgrath, em "Apologética cristã no séc. XXI: ciência e arte com integridade", posto trecho bastante interessante no qual, analisando o pós-modernismo, o autor elenca elementos essencias do cristianismo que constituem atrativos ao indivíduo, assim como as necessidades humanas às quais Deus supre plenamente. Tratam-se de poderosos instrumentos de evangelização, sendo efetivos para a superação de barreiras intelectuais e, sobretudo, emocionais à fé. Vamos às palavras de Mcgrath:

“O apologista cristão deve ser capaz de apresentar Deus em sua atratividade total, de modo que seus rivais no mundo sejam eclipsados. Quais são as atrações de Deus? Veja a seguir elementos importantes dessa apresentação. O apologista pode modificar ou suplementar conforme considerar apropriado:

1. A capacidade de Deus de satisfazer os mais profundos desejos humanos.

2. O imenso amor de Deus, conforme visto na morte de Cristo.

3. O relativismo não estabelece nada nem ninguém; a fé em Deus ancora as pessoas, dando-lhes estabilidade e significado para a vida.

A isso deveria ser adicionada nossa análise da relevância do cristianismo para a vida, incluindo argumentos de que ele satisfaz três necessidades principais:

1. A necessidade de haver uma base para a moralidade. O cristianismo oferece uma cosmovisão que leva à geração de valores e ideais morais que são capazes de dotar nossa existência de significado moral e dignidade.

2. A necessidade de haver um arcabouço para compreender a experiência, algo que se relaciona com a necessidade humana interna de entender as coisas.

3. A necessidade de uma visão para guiar e inspirar as pessoas. A vida sem uma visão ou uma razão para continuar adiante é sombria, melancólica e sem sentido.

Pp. 308-309

4 comentários:

Anônimo disse...

Romanos 8:37-39

Muito bem colocado Pedro.
Ainda que o mundo busque se sustentar em si próprio levando a ciência e a auto-afirmação a patamares quase que divinos, o amor de Deus, que está em Jesus Cristo, nosso Senhor, nos leva a uma plenitude que alcançamos com uma atitude completamente contrária a cultura deste mundo. Tudo isso nos mostra que toda atitude de negação ao comportamento de humildade de espírito que o Nosso Senhor nos ensina só nos levará a um esvaziamento ao ponto de uma total perda da identidade cristã em nossas vidas.
Só o amor de Cristo pode nos salvar do abismo que criamos quando, pelo pecado, nos afastamos de Deus.
Esse é o amor de Deus, que deve ser apresentado dessa forma, como a única fonte de vida.

Aline disse...

Pedro que livro do Allister Mcgrath tirou esse trecho???

Pedro disse...

Apologética cristã no séc. XXI: ciência e arte com integridade. Editora Vida, 2008.

Aline disse...

obrigada!