terça-feira, 12 de junho de 2007

A graça de Deus e a eleição: Efésios 1:4

"4. According as he hath chosen us. The foundation and the first cause, both of our calling and of all the benefits which we receive from God, is here declared to be his eternal election. If the reason is asked, why God has called us to enjoy the Gospel, why he daily bestows upon us so many blessings, why he opens to us the gate of heaven, - the answer will be constantly found in this principle, that he hath chosen us before the foundation of the world. The very time when the election took place proves it to be free; for what could we have deserved, or what merit did we possess, before the world was made? How childish is the attempt to meet this argument by the following sophism! “We were chosen because we were worthy, and because God foresaw that we would be worthy.” We were all lost in Adam; and therefore, had not God, through his own election, rescued us from perishing, there was nothing to be foreseen. The same argument is used in the Epistle to the Romans where, speaking of Jacob and Esau, he says, “For the children been not yet born, neither having done any good or evil, that the purpose of God according to election might stand, not of works, but of him that calleth.” (Rom. ix. 11). But though they had not yet acted, might a sophist of the Sorbonne reply, God foresaw that they would act. This objection has no force when applied to the depraved natures of men, in whom nothing can be seen but materials for destruction.
In Christ. This is the second proof that the election is free; for if we are chosen in Christ, it is not of ourselves. It is not from a perception of anything that we deserve, but because our heavenly Father has introduced us, through the privilege of adoption, into the body of Christ. In short, the name of Christ excludes all merit, and everything which men have of their own; for when he says that we are chosen in Christ, it follows that in ourselves we are unworthy."

Trecho do comentário de João Calvino sobre a Epístola de Paulo aos Efésios, capítulo 1, verso 4.

4 comentários:

Rodrigo Magalhães disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rodrigo Magalhães disse...

Lindo isso!
Saber que a minha salvação não é mero acaso, saber que antes da fundação do mundo eu fui eleito, saber que eu estava condenado e fui RESGATADO é maravilhoso demais.

Hoje estava refletindo sobre a fidelidade de Deus para conosco e da nossa insistência em não sermos fiéis.
No Sábado ouvimos aquela Palavra de Oséias 6:3 ("Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR;") e foi fantástico aquele momento, não sei dos outros, mas pra mim foi bem especial. Ouvi claramente Deus, como o Amado Pai que Ele é de fato, falando pra nós "filhos! prossigam! continuem! não desistam! eu sei quem vocês são! vocês são pó! mas eu amo vocês! e quero realmente cuidar de vocês, purificá-los pra que sejam iguais a mim!

Estou lendo um livro de Philip Yancey (O Jesus que nunca conheci) e o autor conta uma ficção onde um anjo "mais velho" apresenta o universo a um anjo "mais novo". No meio de tantas explicações sobre astros fantásticos, planetas gigantescos, estrelas flamejantes e lindíssimas, o anjo mais velho aponta para a Terra e diz que aquele foi o planeta escolhido. O mais novo diz: "Você quer dizer que o nosso grande e glorioso Prícipe desceu em pessoa para essa bolinha de quinta categoria? Por que Ele fez uma coisa dessas? (...) Você está me dizendo que Ele desceu tão baixo para se tornar uma daquelas criaturas rastejantes e arrepiadoras daquela bola flutuante?"
Ao passo que o outro responde: "Sim, e não penso que Ele gostaria de que você as chamasse de 'criaturas rastejantes e arrepiadoras' com esse tom de voz. Pois, por estranho que possa parecer para nós, Ele as ama. Ele desceu para visitá-las a fim de torná-las parecidas com Ele."

Isso me constrange. É incompreensível... como seres indignos são escolhidos? Como pode ser esse amor? Não tem pagamento, não tem troca de nada, não há explicação mesmo! Ele nos ama por nos amar e nada mais, e nos escolheu por isso também. É isso que O faz ser Deus e nós "criaturas rastejantes e arrepiadoras" da bolinha flutuante escolhida por Deus por AMOR.

Pedro disse...

Graças a Deus, que manifestou sua soberania em nosso favor, sem que merecêssemos nada, nenhuma das bênçãos, que dirá a salvação! Louvado seja o Senhor, Rei dos Céus e da Terra, por sua graça, que superabundou onde havia abundado o pecado! Ajuda-nos a sermos santos e irrepreensíveis para a Tua glória, Deus!

Anônimo disse...

Ontem eu estava orando e agrandecendo a Deus por tantas bençãos que ele me proporcionou. Então parei para pensar como estaria eu se não tivesse o perdão, a misericórdia e a salvação em Cristo. Cheguei a uma conclusão, a imagem que vi de mim era feia demais, triste, e foi uma agonia tão grande que resolvi parar de pensar nisso e simplismente buscar ter o coração grato a Deus e sempre buscar a sua direção. É maravilhoso mesmo, e uma responsabilidade ver o amor de Deus sobre as nossas vidas apesar de nós mesmos. Oro para que a nossa geração cada dia mais se maravilhe com o Senhor, O busque e leve essa Palavra maravilhosa aos que estão a nossa volta!
Deus nos ajude e a prosseguir!